Há 23 anos transformando olhares

Que cine é este?

A história do Cine Kafuné se mistura com a história da Restinga, comunidade popular da periferia de Porto Alegre que já nasceu lutando pelo seu espaço ao sol. A vocação para promover e compartilhar a visão de mundo de quem têm menos voz e vez levou o coletivo local TV Nagô a deflagrar, em 2001, sua odisséia no audiovisual afirmativo. Essa jornada de democratização cultural junto a pessoas excluídas de todas as idades hoje ganhou a Cidade e já dura 23 anos.

Uma trajetória de projeções comentadas, oficinas, formações, registros, transmissões e intervenções em educomunicação e cultura livre foi então traçada na parceria com a rede do Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul (Feres) e a Associação Software Livre.Org. Em 2007, formalizou-se pelo Ministério de Cultura (Minc) como cineclube Cine Kafuné, iniciando uma série de exibições itinerantes para diferentes públicos do RS, a partir do acervo audiovisual do Minc e de produções independentes.

Em parceria com os governos, realizaram-se inúmeras sessões comentadas em escolas municipais, estaduais e federais da Restinga e de Porto Alegre. A colaboração com os movimentos sociais, especialmente os que voltados a pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+, com deficiências levou o Cine Kafuné a festivais, feiras e eventos culturais e sociais da Cidade e do País, como FSM, FST e outros. Mais de 70 mil olhares, assim, transformados.

E nem a pandemia parou o Cine Kafuné. O impedimento para as atividades presenciais em 2020 foi oportunidade para mergulhar em uma experiência virtual que só diversificou a sua atuação. Do aprendizado das oficinas audiovisuais dos últimos anos nasceu o Lab. Kafuné, articulando um potente coletivo negro/indígena/LGBTQIAPN+ em torno de saberes audiovisuais. Criou-se o canal do Cine Kafuné no YouTube, permitindo acesso às suas produções, além deste site.

Em novembro de 2023, o Cine Kafuné teve sua trajetória reconhecida pelo Ministério da Cultura, sendo contemplado com o título de Ponto de Cultura, em nível nacional.

Histórias com Kafuné!

Muita coisa incrível a caminho!

Após um 2023 marcado por sucesso e reconhecimento, o Cine Kafuné se prepara para um 2024 de muito trabalho e boas novidades. Vem aí  o curta-metragem Curta-gira, o Cine Kafuné Itinerante, o projeto Vivência Griô e Muito mais!
O Cine Kafuné não pára. Vem olhar o mundo pela nossa lente.

Motivação

O Cine Kafuné tem por missão estimular, promover e divulgar a cosmovisão de pessoas excluídas, através da produção audiovisual.

Cine Kafuné do futuro

Na celebração de seus 25 anos, o Cine Kafuné pretende-se constituir em uma referência nacional de produção audiovisual afirmativa.

Pega a Visão

Educomunicação como Tecnologia Social

Nascido de uma indissociável relação com a educação, o Cine Kafuné pressupõe o diálogo na construção de qualquer conhecimento. Reconhece toda a potência das novas tecnologias de informação e do conhecimento e considera que as habilidades de leitura crítica são condições para a emancipação e a igualdade de oportunidades.

Audiovisual Afirmativo Transformando Olhares

O Cine Kafuné aposta na mitigação sistemática das desigualdades sociais através do empoderamento audiovisual popular. É do seu lugar de fala que pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+ e com deficiências apresentarão a sua visão de mundo e construirão uma sociedade para todas, todes e todos. Diversidade, inclusão e transformação social: isso passa pela nossa lente!

Cultura Livre
na Cabeça

O Cine Kafuné acredita no conceito inovador de que qualquer conhecimento, enquanto acúmulo da humanidade, pertence à toda a humanidade, devendo ser livremente compartilhado, utilizado, distribuído e modificado. Ecossistemas de softwares livres e de código aberto, licenças colaborativas e metodologias dialógicas são alguns dos pressupostos no qual o Cine Kafuné acredita para avançar na democratização da produção e do acesso aos bens culturais.

Acessa o nosso portfólio:

Parcerias

Scroll to Top