Após 18 anos de sua última edição, a Mostra de Vídeo Popular da Restinga está de volta em 2023. Realizado em Porto Alegre, o evento é voltado a todas e todos que produzem audiovisuais a partir dos espaços periféricos das cidades brasileiras, e ocorre entre os dias 17 e 26 de novembro, integrando a programação da 49ª Semana da Restinga e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre,
via Funproarte.
Promovida pelo Cine Kafuné, coletivo de produção e pesquisa audiovisual criado há 22 anos na Restinga, tradicional comunidade popular da capital gaúcha, a Mostra acontecerá em espaços do Bairro e terá sua programação transmitida também via YouTube. As inscrições para quem quiser inscrever audivisuais para a etapa seletiva do evento podem ser realizadas até o dia 24 de outubro (clique aqui).
Podem ser inscritos vídeos com duração de até 15 minutos, inéditos ou não, de qualquer gênero, que busquem refletir as realidades, expressões artísticas, perspectivas, lutas, boas práticas e histórias que representem o contexto em que estão inseridas. Dez audiovisuais serão selecionados por uma equipe de curadoria para compor a programação oficial da Mostra, a ser publicada em 31 de outubro em www.cinekafune.org
Premiação
Os selecionados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga concorrerão a duas premiações, a serem anunciadas em sessão pública e transmita pela Internet durante a cerimônia de encerramento da 49ª Semana da Restinga: Vídeo eleito pelo juri popular ( Prêmio Esplanada) e pelo júri técnico ( Prêmio Cine Kafuné ).
O vídeo vencedor do Prêmio Esplanada será definido por meio da votação do público durante as sessões presenciais e também por meio de votação online nosite do Cine Kafuné, durante a Mostra ( 17 e 26 de novembro). O vencedor receberá o Prêmio Esplanada e uma premiação em dinheiro de R$ 1,5 mil.
O Júri Técnico definirá o vencedor do Prêmio Cine Kafuné e será composto por cinco profissionais com atuação internacional da área audiovisual. O escolhido receberá o Prêmio Cine Kafuné e também uma premiação em dinheiro de R$ 1,5 mil.
Confira a página da 4ª mostra de Vídeo Popular da Restinga em https://cinekafune.org/4a-mostra-video-popular-da-restinga/
Sobre o Cine Kafuné
O Cine Kafuné nasce da parceria entre o coletivo audiovisual TV Nagô, que atuava na comunidade da Restinga com a Associação Software Livre.org. Em atividade desde o ano 2000 e formalizado como Cineclube em 2007, o Cine Kafuné visa democratizar o acesso e a produção cultural junto à população excluída da Cidade. Projeções, oficinas, formações, exibições comentadas foram algumas das diversas atividades realizadas pelo coletivo ao longo de 23 anos de atuação e cerca de 70mil atendimentos.
O empoderamento popular através da democratização cultural faz parte da visão do Cine Kafuné, que busca representar o lugar de fala de pessoas negras, indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+ e com deficiências. Empregando práticas de pesquisa audiovisual, visa estimular as habilidades de leitura crítica de informação e de mundo, representadas através de produções de vídeos e experimentações desenvolvidas pelo Laboratório Audiovisual Lab. Kafuné, criado em 2020.
Saiba mais sobre o Cine Kafuné em https://cinekafune.org/sobre-nos/