Confere a lista de vídeos selecionados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga

Com mais de 100 inscrições vindas de todas as regiões do Brasil, foram divulgados nesta terça-feira (7/11) os 15 vídeos classificados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga. Entre os selecionados para a Mostra, evento voltado a todas e todos que produzem audiovisuais a partir dos espaços periféricos das cidades brasileiras, estão materiais do Rio Grande do Sul (5), São Paulo (4), Rio Grande do Norte (2) Bahia (2), Rio de Janeiro (1) e Paraíba (1).

Promovida pelo Cine Kafuné, coletivo de produção e pesquisa audiovisual criado há 22 anos na Restinga, tradicional comunidade popular de Porto Alegre, a Mostra será realizada entre os dias 17 e 26 de novembro em espaços do Bairro e terá sua programação transmitida também via YouTube.

Devido a empates nos critérios de avaliação pela comissão, o número de selecionados foi expandido dos 10 inicialmente previstos para 15 vídeos.

Votação online

Os vencedores dos dois prêmios em disputa na Mostra (votação popular e do júri) serão conhecidos no dia 26 de novembro e receberão premiação em dinheiro de R$ 1,5 mil. A votação do júri popular será realizada por meio da página do Cine Kafuné e qualquer pessoa pode participar a partir do dia 17 de novembro.

Antes da premiação final, a organização fará ainda a divulgação das Menções Honrosas da Mostra, lista destinada a reconhecer produções que não estiveram na seleção final.

Estes são os selecionados:

1-Abaixa que é Tiro

Clipe oficial da música “Abaixa que é tiro” do Bloco do Caos com participação do rapper GOG, o poeta do Rap Nacional. Com influências de O Rappa, BaianaSystem, Planet Hemp, Nação Zumbi, Braza e Francisco, el hombre, a faixa traz uma atmosfera dançante, misturando diversos elementos da música brasileira com o reggae, o rock, o rap, o trap e até mesmo o funk carioca. A letra traz crítica feroz e direta à violência policial desmedida que ainda assola o país, ressignificando discursos e expressões para demonstrar que a resistência é a única forma de vencer a opressão.

Direção: Rodrigo Rímoli
São Paulo

2-Bença

Bença é o primeiro trabalho da “Trilogia da Cura”, um projeto da Piquê Produções que tem como propósito destacar, preservar e difundir a partir do audiovisual, a cultura das rezadeiras.

Direção: Romero Oliveira e Mickaelly Moreira
Rio Grande do Norte

3-Favela Contest Restinga

Favela é lugar de paz, lazer , cultura e felicidade. O curta passa essa mensagem através de uma perspectiva de dentro para fora de uma cultura local e solidificada que é o skateboard.

Direção: Rafaela Giacomelli
Rio Grande do Sul

4-Mais Que 1000 Palavras

Filho caçula de uma família humilde, Charles se vê numa encruzilhada quando seu pai coloca sobre suas costas o peso de tirá-los da lama, pondo em xeque seu grande sonho: A fotografia. Negro e pobre, Charles acaba sendo pressionado a se engajar em atividades como tocar pagode e jogar futebol, além de ter que lidar com o preconceito de que alguém de sua etnia não é compatível com a câmera fotográfica que possui.

Direção: Eduardo P. Moreira
Paraíba

5-Makena

Makena é uma declaração de amor à natureza, uma declaração de amor ao outro, a qualquer forma de vida que divide o mesmo espaço conosco, que sente as mesmas necessidades de se alimentar, de respirar, de viver! Este ensaio é uma forma de lembrar e homenagear essas vidas que sofrem em locais periféricos, esquecidos do resto do mundo, por causa do egoísmo de uma humanidade que não consegue se harmonizar com a natureza nem consigo mesma.

Direção: Arno Bukanowsky
Bahia

6-Morula

Imagens poéticas sobrepostas a uma escrita cortante que expõe o relato incisivo e sensível de Cristal Obelar sobre sua experiência de aborto vivida em 2016.

Direção: Cristal Obelar e Gabriela Cunha
Rio Grande do Sul

7-Na Beira

Na Beira” é um álbum visual que mergulha nas raízes das periferias sul baianas, explorando seus símbolos, signos e significados socioculturais por meio de três músicas e dois poemas. Este projeto transcende as fronteiras das linguagens documentais e videoclípticas para representar a vida nas cidades de Canavieiras e Ilhéus. Nossa narrativa se desenrola ao observar as interações cotidianas dessa população periférica. Ao mesmo tempo, criamos territórios afro futuristas que momentaneamente liberam essas comunidades da marginalização, oferecendo-lhes acesso aos espaços de lazer e expressão da cultura. “Na Beira” é uma homenagem ao paredão, ao arrocha, aos pivetes e as piriguetes, aos pescadores e marisqueiras, e à todos periféricos do sul da Bahia, que resistem moldando a identidade dessas comunidades. Nossa missão é provocar uma reflexão sobre a importância de representar com autenticidade e por um olhar de exaltação essas comunidades que são estigmatizadas e reduzidas a estereótipos prejudiciais. Uma celebração da vida nas periferias sul baianas, uma expressão autêntica que desafia preconceitos e promove a compreensão e empatia

Direção: Vinicius Cantuária e Natan Ramos
Bahia

8-Nação Preta do Sul

Por muito tempo, a historiografia oficial relativizou a presença do povo negro e até mesmo o processo de escravização no Rio Grande do Sul. Oriundo da minissérie “Nação Preta do Sul – pela valorização da cultura”, o curta, reúne os melhores momentos da obra que percorreu sete cidades e foi buscar as influências e a importância da cultura negra para a construção e o desenvolvimento do Estado, na voz desses agentes transformadores, com o objetivo de colaborar para reconstruir essa relação e chamar a atenção para a existência e as influência

Direção: Gabriela Barenho e Nando Ramoz
Rio Grande do Sul

9-Nega Lu

Curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre.

Direção: Ana Mendes e Natália Bandeira
Rio Grande do Sul

10-O Preto de Azul

O Preto de Azul” conta a história de um menino sonhador que viajar entre metáforas e mitologias. O jovem viaja por um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. Mas será que o sonho vale a pena? A trilha sonora é do Kaialas, projeto que une Cabo Verde e Brasil, através de Alvaro Tallarico e Plácido Vaz.

Direção: Alvaro Tallarico e Leandro Ferra
Rio de Janeiro

11-Olho em Perfeito Silêncio para as Estrelas

O vilarejo de Santa Isabel vive um conflito silencioso. Há muitos anos, a família Ribeiro deseja obter o monopólio das terras. Cinco pessoas desapareceram. Esta é a história de Ivanaldo, de sua mãe, Rita, e de uma camisa na cerca.

Direção: Dynho Silva
Rio Grande do Norte

12-Pequeno dicionário de Erê

Cauã é um menino de nove anos conhecedor de muitas coisas do mundo e do terreiro que frequenta.

Um dia ele resolve conversar sobre as diferenças que encontra do lado de fora e do lado de dentro do muro de um terreiro de candomblé.

Direção: Anderson Lima
SP

13-Pressure

Animação que expressa a relação de uma rotina cotidiana de sobrecarga com a saúde mental.

Direção: Che Marcheti
São Paulo

14-Questão de Visão em “Sai dessa loucura” O filme

Homem de meia idade conhecido como “Carioca”, casado e pai de dois filhos. Morador da comunidade em uma casa de classe média baixa. Após discussão com a esposa, que acaba descobrindo que ele não sustenta casa somente com o RAP. Tem sua vida virada de cabeça para baixo, após decidir voltar a consumir seus vícios. Após decidir entre a doença e a cura tem seu caminho traçado. E se torna mais uma vítima do cotidiano e um número para estatística do estado.

Direção: Jader Pxotof
Rio Grande do Sul

15-Viver no Morro

Como é morar na quebrada? O documentário “Viver no Morro” mostra, por meio de depoimentos de moradores, os lados positivos e os desafios de se morar no Morro São Bento, em Santos/SP

Direção: Alex Silva, Edinho Beserra, Fabio “Beicinho”,

Francisco Vieira Reginato, Thaigo Costa
São Paulo

54 thoughts on “Confere a lista de vídeos selecionados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga”

  1. Hi there to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

  2. Norma ISO 10816
    Aparatos de calibracion: fundamental para el operacion fluido y eficiente de las maquinas.

    En el entorno de la tecnologia contemporanea, donde la efectividad y la confiabilidad del sistema son de maxima significancia, los aparatos de equilibrado tienen un rol esencial. Estos dispositivos especificos estan desarrollados para equilibrar y regular componentes rotativas, ya sea en equipamiento industrial, vehiculos de transporte o incluso en electrodomesticos de uso diario.

    Para los expertos en conservacion de aparatos y los tecnicos, trabajar con dispositivos de ajuste es esencial para asegurar el funcionamiento estable y confiable de cualquier sistema movil. Gracias a estas alternativas modernas sofisticadas, es posible minimizar notablemente las vibraciones, el estruendo y la esfuerzo sobre los sujeciones, mejorando la vida util de partes caros.

    De igual manera relevante es el funcion que tienen los equipos de equilibrado en la servicio al usuario. El apoyo tecnico y el mantenimiento permanente utilizando estos equipos habilitan proporcionar soluciones de alta excelencia, mejorando la contento de los consumidores.

    Para los propietarios de proyectos, la aporte en estaciones de equilibrado y detectores puede ser clave para optimizar la efectividad y desempeno de sus aparatos. Esto es sobre todo trascendental para los duenos de negocios que gestionan reducidas y medianas empresas, donde cada punto vale.

    Por otro lado, los aparatos de ajuste tienen una vasta uso en el campo de la prevencion y el supervision de estandar. Posibilitan detectar potenciales errores, impidiendo mantenimientos elevadas y averias a los sistemas. Ademas, los informacion recopilados de estos sistemas pueden aplicarse para optimizar metodos y incrementar la reconocimiento en motores de investigacion.

    Las areas de aplicacion de los equipos de ajuste abarcan multiples industrias, desde la produccion de ciclos hasta el seguimiento del medio ambiente. No influye si se habla de grandes manufacturas manufactureras o limitados talleres hogarenos, los aparatos de balanceo son esenciales para asegurar un desempeno productivo y sin presencia de interrupciones.

  3. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top