Produções do Rio Grande do Sul e da Bahia são as vencedoras da 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga

As produções Nega Lu, do Rio Grande do Sul, e Na Beira, da Bahia, foram as grandes vencedoras da 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga, cuja cerimônia de premiação ocorreu neste domingo (26), na Esplanada da Restinga, em Porto Alegre. O vídeo do RS , dirigido por Ana Mendes e Natália Bandeira foi o escolhido pelo Júri Técnico da Mostra, levando para casa o Troféu Cine Kafuné. Já  a produção baiana, dos diretores Vinicius Cantuária e Natan Ramos foi a mais votada pelo Júri Popular e agraciada com o Troféu Esplanada. Além dos troféus, criados pela escultora Núbia Quintana, as duas produções receberão premiação em dinheiro de R$ 1,5 mil.
 
Além dos vencedores em cada categoria, o Júri Técnico concedeu a seis produções o selo Representa Cine Kafuné”, uma menção à relevante abordagem das mesmas a temas que envolvem as dinâmicas culturais e de pessoas periféricas brasileiras. Receberam esta deferência os curta-metragens Abaixa que é Tiro (SP; direção de Rodrigo Rimoli), Bença (RN; direção de Romero Oliveira e Mickaelly Moreira), Morula (RS; direção de Cristal Obelar e Gabriela Cunha), Na Beira (BA; direção de Vinícius Cantuária e Natam Ramos), Olho em Perfeito Silêncio para as Estrelas (RN; direção de Dynho Silva) e Pequeno Dicionário de Erê (SP; direção de Anderson Lima), que recebeu, também  menção de Destaque pela atuação do ator mirin Luan Manzo.
 
A premiação marca a volta da Mostra de Vídeo Popular da Restinga ao cenário cultural da capital gaúcha após 18 anos da última edição. Lançada em setembro de 2023, com a abertura de um período de inscrições de curta-metragens  de todo o país, a Mostra recebeu mais de 100 submissões vindas de todas as regiões do Brasil. Ao final do trabalho realizado por uma comissão de curadoria 15 vídeos foram selecionados para a programação oficial do evento. A Mostra foi promovida pelo Cine Kafuné, Cineclube recentemente certificado também como Ponto de Cultura do MINC, criado há 22 anos no bairro da Restinga, tradicional comunidade popular de Porto Alegre.
 
O período de exibição oficial virtual e presencial da Mostra, que ocorreu como programação oficial da 49ª Semana da Restinga encerra-se hoje, 26 de novembro. No entanto, numa parceria com as produções de vídeos participantes, a Mostra virtual deverá ser estendida até o final de dezembro e as produções poderão ser acessadas pelo canal do Cine Kafuné no You Tube ou via página da Mostra em www.cinekafune.org.
Scroll to Top