Com mais de 100 inscrições vindas de todas as regiões do Brasil, foram divulgados nesta terça-feira (7/11) os 15 vídeos classificados para a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga. Entre os selecionados para a Mostra, evento voltado a todas e todos que produzem audiovisuais a partir dos espaços periféricos das cidades brasileiras, estão materiais do Rio Grande do Sul (5), São Paulo (4), Rio Grande do Norte (2) Bahia (2), Rio de Janeiro (1) e Paraíba (1).
Promovida pelo Cine Kafuné, coletivo de produção e pesquisa audiovisual criado há 22 anos na Restinga, tradicional comunidade popular de Porto Alegre, a Mostra será realizada entre os dias 17 e 26 de novembro em espaços do Bairro e terá sua programação transmitida também via YouTube.
Devido a empates nos critérios de avaliação pela comissão, o número de selecionados foi expandido dos 10 inicialmente previstos para 15 vídeos.
Votação online
Os vencedores dos dois prêmios em disputa na Mostra (votação popular e do júri) serão conhecidos no dia 26 de novembro e receberão premiação em dinheiro de R$ 1,5 mil. A votação do júri popular será realizada por meio da página do Cine Kafuné e qualquer pessoa pode participar a partir do dia 17 de novembro.
Antes da premiação final, a organização fará ainda a divulgação das Menções Honrosas da Mostra, lista destinada a reconhecer produções que não estiveram na seleção final.
Estes são os selecionados:
1-Abaixa que é Tiro
Clipe oficial da música “Abaixa que é tiro” do Bloco do Caos com participação do rapper GOG, o poeta do Rap Nacional. Com influências de O Rappa, BaianaSystem, Planet Hemp, Nação Zumbi, Braza e Francisco, el hombre, a faixa traz uma atmosfera dançante, misturando diversos elementos da música brasileira com o reggae, o rock, o rap, o trap e até mesmo o funk carioca. A letra traz crítica feroz e direta à violência policial desmedida que ainda assola o país, ressignificando discursos e expressões para demonstrar que a resistência é a única forma de vencer a opressão.
Direção: Rodrigo Rímoli
São Paulo
2-Bença
Bença é o primeiro trabalho da “Trilogia da Cura”, um projeto da Piquê Produções que tem como propósito destacar, preservar e difundir a partir do audiovisual, a cultura das rezadeiras.
Direção: Romero Oliveira e Mickaelly Moreira
Rio Grande do Norte
3-Favela Contest Restinga
Favela é lugar de paz, lazer , cultura e felicidade. O curta passa essa mensagem através de uma perspectiva de dentro para fora de uma cultura local e solidificada que é o skateboard.
Direção: Rafaela Giacomelli
Rio Grande do Sul
4-Mais Que 1000 Palavras
Filho caçula de uma família humilde, Charles se vê numa encruzilhada quando seu pai coloca sobre suas costas o peso de tirá-los da lama, pondo em xeque seu grande sonho: A fotografia. Negro e pobre, Charles acaba sendo pressionado a se engajar em atividades como tocar pagode e jogar futebol, além de ter que lidar com o preconceito de que alguém de sua etnia não é compatível com a câmera fotográfica que possui.
Direção: Eduardo P. Moreira
Paraíba
5-Makena
Makena é uma declaração de amor à natureza, uma declaração de amor ao outro, a qualquer forma de vida que divide o mesmo espaço conosco, que sente as mesmas necessidades de se alimentar, de respirar, de viver! Este ensaio é uma forma de lembrar e homenagear essas vidas que sofrem em locais periféricos, esquecidos do resto do mundo, por causa do egoísmo de uma humanidade que não consegue se harmonizar com a natureza nem consigo mesma.
Direção: Arno Bukanowsky
Bahia
6-Morula
Imagens poéticas sobrepostas a uma escrita cortante que expõe o relato incisivo e sensível de Cristal Obelar sobre sua experiência de aborto vivida em 2016.
Direção: Cristal Obelar e Gabriela Cunha
Rio Grande do Sul
7-Na Beira
Na Beira” é um álbum visual que mergulha nas raízes das periferias sul baianas, explorando seus símbolos, signos e significados socioculturais por meio de três músicas e dois poemas. Este projeto transcende as fronteiras das linguagens documentais e videoclípticas para representar a vida nas cidades de Canavieiras e Ilhéus. Nossa narrativa se desenrola ao observar as interações cotidianas dessa população periférica. Ao mesmo tempo, criamos territórios afro futuristas que momentaneamente liberam essas comunidades da marginalização, oferecendo-lhes acesso aos espaços de lazer e expressão da cultura. “Na Beira” é uma homenagem ao paredão, ao arrocha, aos pivetes e as piriguetes, aos pescadores e marisqueiras, e à todos periféricos do sul da Bahia, que resistem moldando a identidade dessas comunidades. Nossa missão é provocar uma reflexão sobre a importância de representar com autenticidade e por um olhar de exaltação essas comunidades que são estigmatizadas e reduzidas a estereótipos prejudiciais. Uma celebração da vida nas periferias sul baianas, uma expressão autêntica que desafia preconceitos e promove a compreensão e empatia
Direção: Vinicius Cantuária e Natan Ramos
Bahia
8-Nação Preta do Sul
Por muito tempo, a historiografia oficial relativizou a presença do povo negro e até mesmo o processo de escravização no Rio Grande do Sul. Oriundo da minissérie “Nação Preta do Sul – pela valorização da cultura”, o curta, reúne os melhores momentos da obra que percorreu sete cidades e foi buscar as influências e a importância da cultura negra para a construção e o desenvolvimento do Estado, na voz desses agentes transformadores, com o objetivo de colaborar para reconstruir essa relação e chamar a atenção para a existência e as influência
Direção: Gabriela Barenho e Nando Ramoz
Rio Grande do Sul
9-Nega Lu
Curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre.
Direção: Ana Mendes e Natália Bandeira
Rio Grande do Sul
10-O Preto de Azul
O Preto de Azul” conta a história de um menino sonhador que viajar entre metáforas e mitologias. O jovem viaja por um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. Mas será que o sonho vale a pena? A trilha sonora é do Kaialas, projeto que une Cabo Verde e Brasil, através de Alvaro Tallarico e Plácido Vaz.
Direção: Alvaro Tallarico e Leandro Ferra
Rio de Janeiro
11-Olho em Perfeito Silêncio para as Estrelas
O vilarejo de Santa Isabel vive um conflito silencioso. Há muitos anos, a família Ribeiro deseja obter o monopólio das terras. Cinco pessoas desapareceram. Esta é a história de Ivanaldo, de sua mãe, Rita, e de uma camisa na cerca.
Direção: Dynho Silva
Rio Grande do Norte
12-Pequeno dicionário de Erê
Cauã é um menino de nove anos conhecedor de muitas coisas do mundo e do terreiro que frequenta.
Um dia ele resolve conversar sobre as diferenças que encontra do lado de fora e do lado de dentro do muro de um terreiro de candomblé.
Direção: Anderson Lima
SP
13-Pressure
Animação que expressa a relação de uma rotina cotidiana de sobrecarga com a saúde mental.
Direção: Che Marcheti
São Paulo
14-Questão de Visão em “Sai dessa loucura” O filme
Homem de meia idade conhecido como “Carioca”, casado e pai de dois filhos. Morador da comunidade em uma casa de classe média baixa. Após discussão com a esposa, que acaba descobrindo que ele não sustenta casa somente com o RAP. Tem sua vida virada de cabeça para baixo, após decidir voltar a consumir seus vícios. Após decidir entre a doença e a cura tem seu caminho traçado. E se torna mais uma vítima do cotidiano e um número para estatística do estado.
Direção: Jader Pxotof
Rio Grande do Sul
15-Viver no Morro
Como é morar na quebrada? O documentário “Viver no Morro” mostra, por meio de depoimentos de moradores, os lados positivos e os desafios de se morar no Morro São Bento, em Santos/SP
Direção: Alex Silva, Edinho Beserra, Fabio “Beicinho”,
Francisco Vieira Reginato, Thaigo Costa
São Paulo
