17 a 26 de Novembro de 2023

Restinga – Porto Alegre/RS – Brasil

Os resultados da etapa competitiva da 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga foram apresentados neste dia 26/11, durante a festa de encerramento da 49ª Semana da Restinga. A difícil missão de eleger premiados levou o Juri Técnico e o Juri Popular aos seguintes resultados:
Prêmio Cine Kafuné
Troféu Cine Kafuné

Premiação criada pelo Cine Kafuné, e definido pelo Juri Técnico voltada ao vídeo de melhor conjunto da obra.

Vencedor:

Nega Lu ( RS )

Direção: Ana Mendes e Natália Bandeira

Selo Representa Cine Kafuné

Deferência criada pelo Cine Kafuné e definida pelo Juri Técnico com vistas avalorizar obras que se destaquem por sua qualidade técnica, bem como por sua abordagem a temas e dinâmicas de culturas e de pessoas periféricas brasileiras.

Vencedores:

Abaixa que é Tiro ( SP )

Direção: Rodrigo Rímoli

Bença ( RN )

Direção: Romero Oliveira e Mickaelly Moreira

Morula ( RS )

Direção: Cristal Obelar e Gabriela Cunha

Na Beira ( BA )

Direção: Vinicius Cantuária e Natan Ramos

Olho em Perfeito Silêncio para as Estrelas (RN )

Direção: Dynho Silva

Pequeno dicionário de Erê ( SP )

Direção: Anderson Lima

O Ponto de Cultura Cine Kafuné e o Juri técnico destacam, também, a excelência da atuação do ator mirim Luan Manzo.

Premiação criada pelo Cine Kafuné e definida por votação popular via internet para a obra de maior aceitação do público.

Vencedor:

Na Beira ( BA )

Direção: Vinicius Cantuária e Natan Ramos

Prêmio Juri Popular
Troféu Esplanada

Sobre a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga

Dezoito anos após sua última edição, a Mostra de Vídeo Popular da Restinga está de volta. Mantendo a tradição das três edições anteriores, a 4ª Mostra acontecerá de 17 a 26 de novembro de 2023, como atividade integrante da programação da 49ª Semana da Restinga, um dos momentos mais comemorados pela comunidade desse bairro.

Como nas demais edições, a Mostra é voltada às pessoas que se interessam ou que produzem audiovisuais desde o espaço periférico, reproduzindo suas dinâmicas culturais. Esta edição, no entanto, abre a possibilidade de inscrições de obras de todo o Brasil para um processo de curadoria que selecionará as dez propostas a serem exibidas na programação oficial.

A Mostra contará com uma oficina virtual de produção audiovisual, duas sessões presenciais comentadas em instituições do bairro e uma sessão pública de premiação, durante o encerramento da Semana da Restinga. Todas as atividades são gratuitas e, após a primeira sessão, a programação permanecerá disponibilizada para acesso pela Internet no canal do Cine Kafuné no You Tube.

Produção do Cineclube CineKafuné, a 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga teve sua proposta contemplada no concurso Eventos Culturais Descentralizados 2023/Funproarte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O evento conta com o apoio da Associação Software Livre.Org, do Instituto Federal RS Campus Restinga e da EMEF Senador Alberto Pasqualini.

Periferia em Foco!

Mostra teu trabalho!

Envia tua produção para a equipe de curadoria da Mostra em formato digital (por meio de links para plataformas de compartilhamento ou envio de arquivos) juntamente com as informações solicitadas no formulário de inscrição.

Te liga nos prazos!

As obras poderão ser inscritas das 00h do dia 12 de setembro às 00h do dia 24 de outubro de 2023.

O Brasil na nossa
lente

Uma equipe com experiência na área audiovisual e nas dinâmicas culturais periféricas vai escolher dez obras produzidas nas periferias de todo o Brasil para a programação oficial da Mostra.

Tá na Tinga e tá
na Rede!

Além das sessões presenciais oficiais na Restinga, a programação da Mostra poderá ser também acessada pela Internet e exibida em outros espaços do Bairro, da Cidade e do País. Fala com a gente e organiza tua própria sessão!

Diz aí, comunidade!

A produção mais votada pelo público presencial e online será contemplada com o Prêmio Esplanada.

É a vez do juri técnico:

Uma equipe internacional de cinco jurados destinará o Prêmio Cine Kafuné à obra de maior qualidade técnica e artística.

Assessoria de Imprensa

Veja quem são nossos jurados

Augusto Santos

é educador social nas áreas de teatro e audiovisual, atuando também através de coberturas de mídia alternativa em fotografia, rádio e vídeo em grandes eventos da Cidade, como Fórum Social Mundial. Foi coordenador regional do Minc na implementação do projeto Cem Pontos de Cultura, e, em parceria com o Fórum de Educação da Restinga, FERES, criou e coordenou diversos projetos culturais como Seminário de Comunicação Popular, Formação para Educadores Populares FERES/UFRGS, 1ª e 2ª e 3ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga. Compôs a equipe de criação, execução e seleção das duas edições do Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre- Democracine e, é conselheiro da Associação Software Livre. Org, parceria através da qual foi criado o Ponto de Difusão Audiovisual Cineclube Cine Kafuné, do qual é o presidente.

Ben Berardi

é Antropólogo mestrado em Culturas Populares, tendo a Restinga como campo de pesquisa. Trabalhou como ator em cinema sob direção de Jorge Furtado e roteirizou documentário sobre a História do Carnaval de Porto Alegre. Foi cocriador e coordenador de políticas culturais de quatro edições do Fórum Social Mundial, compôs a equipe de criação, execução e seleção das duas edições do Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre- Democracine. Coordenou espaços de referência no cenário cultural porto-alegrense, como a Casa de Cultura Mário Quintana e a Usina do Gasômetro. Atualmente, é curador em Artes Visuais, diretor da Associação dos Artistas Plásticos do RS Francisco Lisboa e Vice Presidente do Instituto Zoravia Bettiol e conselheiro eleito pela Sociedade Civil no Conselho Estadual da Cultura do RS.

Debora Peters

é consultora em desenvolvimento de Projetos audiovisuais. Especialista em legislação aplicada de cultura, audiovisual e inovação, foi colaboradora na ANCINE, no MINC, na FUNDACINE, na SEDAC/RS e na STN/MF. Trabalhou como produtora de filmes e séries em empresas como Casa de Cinema de POA e Clube Silêncio. Atuou em programas da TVE-RS, tendo participado também na implantação da TV BRASIL. Atuou na diretoria das entidades FNDC, CBC, APTC/ABD-RS e ABD Nacional. Foi a criadora da Coalização Brasileira pela Diversidade Cultural. Formada em Jornalismo pela FAMECOS- PUCRS, com especialização em Documentários na Escuela Internacional de Cine y Televisión, entre outros.

Giovanni Allegretti

é um urbanista ítalo-português, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde trabalha com temas de participação cívica nas políticas publicas. Em 2002 protagonizou o documentário de Guy Jacques “Le Forum Social Européen: un nouvel animal”. Sucessivamente, foi membro do júri popular da revista Ciak no Festival de Veneza (2003), e do Juri Oficial do Festcineamazonia no Brasil (2008), com o qual colaborou nos anos sucessivos para a itinerância em Portugal. Em 2021 foi membro do Júri da seção de Cinema do Festival Política de Lisboa. Em 2012 criou a primeira edição do festival “Democracine” em Porto Alegre, Brasil. No mandato 2014-2019 foi membro da Autoridade Independente para a Participação da Região Toscana, Itália. Em 2013 codirigiu com Pierre Stoeber o documentário “Uma revolução tranquila”, sobre os orçamentos participativos.

Lia Magali Zanini

é especialista em Educação Especial, aposentada pela Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Ao longo de dezessete anos de atuação escolar, desenvolveu um referencial trabalho de alfabetização audiovisual em fotografia e vídeo para alunos das escolas Elizeu Pagliolli e Tristão Sucupira Vianna. Compôs o Fórum de Educação da Restinga, FERES atuando na realização da 1ª, 2ª e 3ª da Mostra de Vídeo Popular da Restinga, na produção de curta-metragens como O Caso da Mala, a Múmia e Qual Cinema? Pelo festival Zoon Cineesquema Novo e em coberturas de mídia escolar em fotografia, rádio e vídeo em eventos da Restinga. Estabeleceu, mais tarde, parceria com o Programa de Alfabetização Audiovisual , hoje sediado na Cinemateca Capitólio e atualmente dedica-se à Produção Cultural no cenário porto-alegrense.

Welington Ricardo Machado da Silva

é museólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com reconhecida atuação no cenário cultural porto-alegrense e gaúcho. Especialista em Gestão Pública. Atualmente é diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Integrante do Colegiado de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul, atua também junto ao Colegiado de Museus do Rio Grande do Sul, bem como da Rede de Informação e Preservação em Cinema do Rio Grande do Sul

Quem vai levar para casa?

Núbia Quintana, criadora dos troféus da 4ª Mostra de Video Popular da Restinga quer saber: Quem vai levar o Troféu Esplanada do Juri Popular? Quem vai levar o Troféu Cine Kafuné do Juri Técnico? 🏆 Assiste ao Vivo: Encerramento da 49ª Semana da Restinga e Premiação da 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga: 🎬https://www.youtube.com/watch?v=gQdV7n_SBho

Leia Mais »

Sessão da Mostra na Chácara do Banco emociona participantes

A primeira sessão presencial da 4ª Mostra de Vídeo Popular da Restinga aconteceu nesta terça-feira, dia 21/11, voltada aos integrantes do Fórum de Segurança da Restinga, moradores da Chácara do Banco e comunidade da Restinga, em geral. O público, reunido desde as 18h estendeu-se até as 21h em animadas trocas de experiências e de percepções

Leia Mais »

Realização:

Mídias

Financiamento:

Scroll to Top